Voltar ao Site

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Conheça os Tipos de Papel


Na última postagem contamos a história do papel, como ele foi criado e suas evoluções. Complementando a informação, falaremos dos tipos de papéis.
Eles são importantes, pois antes de desenvolver o layout você já precisa saber em qual papel pretende imprimir, até para saber quanto vai gastar e direcionar o designer para que ele possa pensar na melhor forma de criar a arte.
Citaremos algumas categorias de papéis e explicaremos cada uma delas, começando pelo:
Papel Autocopiativo
Os papéis autocopiativos, também conhecidos como Não-Carbono, são papéis alternativos ao uso do papel carbono, com ele é possível obter numa única impressão várias cópias do mesmo documento impresso, sem fazer uso do papel carbono.
O papel autocopiativo é um tipo de papel especial, de alto valor agregado, que consiste basicamente de um papel convencional que recebe um tratamento superficial de agentes químicos especiais que quando entram em contato físico direto desenvolvem reação formadora de imagem.
Um dos agentes formadores de imagem, no papel autocopiativo, se apresenta na forma líquida e fica aprisionado em microcápsulas que se rompem pela força do impacto de uma impressora matricial (fita), o outro agente participante da reação que forma imagem se apresenta na forma sólida. Quando há o rompimento das microcápsulas os dois componentes se misturam, reagem e dão origem a imagem.
Tipo de Impressão: Offset, flexografia e tipografia respeitando-se as recomendações técnicas para impressão.
Utilização: É a folha superior ou o original do formulário multi-vias. Utilizado em formulários e impressos multi-vias sistema de cópia por transferência química em geral.
Papel Adesivo
O papel auto-adesivo apresenta um enorme potencial como material promocional como, por exemplo, na divulgação de campanhas, brindes, encartes, etc. Além disso, o papel auto-adesivo é largamente utilizado para decorar embalagens, identificar produtos e suportar campanhas promocionais.
A grande demanda por diferenciação faz com que o uso do papel auto-adesivo seja explorado cada vez mais pelas oportunidades de inovação e atratividade que rótulos e etiquetas trazem para as embalagens, produtos e campanhas publicitárias.
Papel Couchê
Papel couchê, com uma ou ambas as faces recobertas por uma fina camada de substâncias minerais, que lhe dão aspecto cerrado e brilhante, e muito próprio para a impressão de imagens a meio-tom, e em especial de retículas finas.
O papel couchê é um tipo de papel especial, próprio para uso na indústria gráfica. Consiste basicamente de um papel base (offset), que recebe uma camada de revestimento: carbonato de cálcio, caulim, látex e outros aditivos, com a finalidade de tornar a sua superfície muito lisa, uniforme. Conseqüentemente é o papel de melhor qualidade de impressão. O papel couchê é muito usado na impressão de folhetos, revistas, cartazes, livros de arte e outros impressos que exijam boa reprodução de retículas e traços.
COUCHÊ L2 – Papel com revestimento Couchê Brilhante nos dois lados. Suas aplicações são em livros, revistas, catálogos e encartes.
COUCHÊ FOSCO – Papel com revestimento Couchê Fosco nos dois lados. Suas aplicações são em impressão de livros em geral, catálogos e livros de arte.
Papel Cartão Duplex
Ideal para acoplamento, corte, vinco, cartuchos, e policromia nos segmentos de alimentos, medicamentos, eletroeletrônicos, eletromecânicos, brinquedos, calçados, bebidas, informática, entre outros.
Papel Cartão Triplex
Papel cartão triplex é destinado a cartões de visita, calendários, postais e etc.
Ele é confeccionado com duas camadas de celulose branca, miolo de celulose pré-branqueada e cobertura couchê em um dos lados. Possui maior resistência, melhor aparência e possibilidade de impressão em ambos os lados.
Utilizado em trabalhos gráficos em geral como embalagens, capa de livros, embalagens para produtos alimentícios, cosméticos, impressos publicitários, produtos que exijam envase automáticos, pastas, tags, setor de publicidade, catálogos, brinquedos, tabuleiros, e uma infinidade de produtos no setor de papéis com trabalhos de impressão de ótima qualidade.
Papel Offset
O Papel Offset é um papel fabricado com características próprias para a impressão offset como elevada resistência na superfície e resistência contra deformações.
Ele é fabricado com celulose branqueada, bem colado, carga mineral entre 10 a 15% de cinzas, normalmente com colagem superficial a base de amido, usado principalmente para serviços de impressão pelo processo offset, para revistas, livros, folhetos, cartazes, selos, etc.
Papel Jornal
O papel jornal é um produto á base de pasta mecânica de alto rendimento, com opacidade e alvuras adequadas. É fabricado em rolos para prensas rotativas, ou em folhas lisas para a impressão comum em prensas planas.
A superfície do papel jornal pode, ainda, variar de ásperas, alisada e acetinada. Suas aplicações são em tiragens de jornais, folhetos, livros, revistas, material promocional, blocos e talões em geral.
Perceberam como cada categoria tem sua característica própria? Por isso é importante entender todos os tipos de papéis e analisar bem em qual você pretende imprimir o seu produto.
Fonte: WG Papéis